terça-feira, 10 de julho de 2012

DEIC deflagra Operação Dragão contra “caixeiros”

Após dois meses de investigações coordenadas pela Divisão de Furtos e Roubos da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC), foi deflagrada pela Polícia Civil, nesta segunda-feira (9) a Operação Dragão. Foram cumpridos 11 Mandados de Prisão e 20 de Busca e Apreensão. O objetivo da Operação foi desarticular quadrilhas de arrombadores de caixas eletrônicos da Grande Florianópolis e de Joinville.

Cerca de 130 Policiais Civis iniciaram as atividades por volta das 5h da manhã de hoje, nos bairros Estreito, Coqueiros e Monte Cristo, em Florianópolis, Barreiros, em São José e em bairros de Joinville. O nome "Dragão" para a Operação é pela forma como os criminosos denominam o maçarico, equipamento usado para o arrombamento dos caixas eletrônicos.

As prisões


Foram presos na Operação: Rafael José Dias, vulgo “Rafa Gordo” e Marcos Antonio Silva, vulgo “Kiko”, considerados os chefes de quadrilhas. Também foram presos Sandro Leal Moraes e Alessandro Rosa Domingues, que trabalhava como funcionário terceirizado no hospital de Caridade de Florianópolis. Ele é um dos responsáveis pela explosão de um caixa eletrônico no início do ano, localizado junto ao hospital. Em Joinville, foi preso Cristiano Urbano Frider, com ele foram apreendidos luvas e material usado para operar maçarico. Continuam foragidos: Josimar de Lima, Cristiano Cordeiro Leitão, Claudio Augusto Silva e Charles da Silva.

Todos foram identificados nas investigações como autores de furtos e arrombamentos a caixas eletrônicos cometidos com o uso de maçaricos, especialmente na Capital, em agências bancárias da Rodovia SC 401, Hospital de Caridade, Avenida Beira-Mar, Coqueiros e Estreito, além de São José e Palhoça.

Durante o cumprimento dos Mandados, foi apreendido vasto material que liga os suspeitos aos crimes, como maçaricos, cilindros de oxigênio e outros instrumentos usados nos arrombamentos.

Participaram da ação de hoje, equipes de todas as divisões da DEIC, agentes da Central de Operações Policiais (COP), da Delegacia de Repressão a Roubos (DRR), da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), do Serviço Aéreo Policial (Saer), e de policiais da 4ª, 8ª e 10ª Delegacias da Capital. Equipes das Delegacias de Polícia de Palhoça, de Itapema, da Divisão de Investigação Criminal de Balneário Camboriú e de Joinville também integraram a Operação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário